XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 438 Inscrição: 6116150 - apresentação oral RELATÓRIO PARA A UNESCO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO Autor(a): Gabriela Gomes Motta Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PRATIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente recorte provém de uma pesquisa maior, intitulada “Ge- rencialismo e Empresariamento da Educação em Escolas Públicas do RS: efeitos no cotidiano escolar”, que prevê a análise dos pressupos- tos sobre gestão que circulam nas escolas públicas do RS, a partir de parcerias escola/empresa. Este recorte, na perspectiva das discussões sobre empreendedorismo, objetiva analisar concepções de educação relacionadas ao trabalho, a partir do relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, formulado pela Comissão Internacional sobre Educa- ção para o Século XXI e publicado pela UNESCO, em 1996. Tal rela- tório divide-se em três partes: “Horizontes”; “Princípios” e “Orienta- ções”, que discorrem desde a introdução do cenário histórico social da educação até sugestões para o alcance da nova educação pretendi- da para o século XXI, cuja finalidade consiste na busca de ummelhor equilíbrio entre trabalho e aprendizagem. Dentre as partes do relató- rio, optou-se por analisar, com ênfase, a segunda parte: “Princípios”, na qual apresentam-se os quatro pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser. Utilizou-se, dessa forma, a análise documental como procedimento metodológico. Para compreender as concepções de educação relacionadas ao trabalho, no seio da “educação ao longo de toda a vida”, proposta pelo relatório como resultado dos quatro pila- res da educação, este recorte baseou-se nos estudos sobre as transfor- mações no trabalho, de Sanson (2010), bem como na concepção de “sociedade educativa”, de Noguera- Ramírez (2011). Conforme San- son (2010), presencia-se a emergência da economia do imaterial, na

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