XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

437 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Anped, mais especificamente, nos GTs da plataforma, notou-se que os trabalhos nos anais que apresentavam falar de inovação, discor- riam também sobre a didática e metodologia, constatando o que era entendido como inovação naqueles trabalhos. Nas notícias do site do Sinepe/RS, também defendeu-se fortemente da didática e metodolo- gia combinada à inovação. Para essas buscas foram utilizadas como palavras-chave inovação, currículo, Ensino Médio, conhecimento e escola. Para a análise dos dados foram considerados os procedimen- tos da metapesquisa. Entende-se por metapesquisa o ato de pesqui- sar os dados e depois constatar a relevância deles no meio e poder as- sim dissertar sobre a temática, corroborando sua afirmativa através de resultados de pesquisa. Ao final, pode-se concluir que as pesqui- sas realizadas, até então, na área da Educação mostram que é escasso, ainda, o número de escolas que escolhem aderir a práticas educati- vas com ênfase na inovação, em seu currículo escolar do Ensino Mé- dio. E também que, em uma análise geral, a maioria das escolas em suas práticas inovadoras, entendem a inovação no currículo como um trabalho pedagógico que parte de uma metodologia diferencia- da. Desse modo, há uma tendência a perceber a inovação como um dispositivo de complementação pedagógica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz