XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

439 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre qual o conhecimento está relacionado ao capital, sendo também um processo de produção de si mesmo. Noguera-Ramirez (2011), por sua vez, discorre sobre a emergência da “cidade educativa”, que se ca- racteriza pela formação de um novo cidadão considerado como um aprendiz permanente, responsável pela gestão de seus próprios riscos e destino. Nesse sentido, as discussões dos autores citados vão ao en- contro da expansão da racionalidade neoliberal, em que o mercado é percebido, segundo Dardot e Laval (2016), como um processo sub- jetivo autoeducador e autodisciplinador. Portanto, a presente análi- se resulta em concepções de educação alinhadas ao “jogo” neolibe- ral, que preveem a formação de sujeitos que aprendam a governar a si mesmos, imersos na lógica de valorização do capital intelectual. Palavras-chave: Educação. Trabalho. Século XXI. Relatório UNESCO. Neoliberalismo. Referências: DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo : en- saio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamen- talidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. SANSON, Cesar. Trabalho e subjetividade: da sociedade industrial à sociedade pós-industrial. Cadernos IHU , São Leopoldo: Instituto Humanitas UNISINOS, ano 8, n. 32, 2010.

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