XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 418 Inscrição: 1813662 - apresentação oral O CONCEITO DE FORMAÇÃO NA BNCC: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA Autor(a): Gabriel Nunes Ramos Coautor(es): Orientador(es): Maura C. Lopes Instituição: Unisinos (Outras - Alunos Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O trabalho aqui proposto foi elaborado a partir da monografia de conclusão de curso, defendida em julho de 2020, sob orientação da Drª Profª Maura C. Lopes – assim, busca-se apresentar uma suma- rização dessa pesquisa já finalizada. Nesse sentido, o neoliberalis- mo, constituído como uma rede de inteligibilidades (DARDOT; LA- VAL, 2016), funciona como um parâmetro para as contemporâneas práticas humanas em suas mais diversas manifestações. Dessa for- ma, evidencia-se a necessidade do Estado, agora regido pelo merca- do (DAL’IGNA; LOPES, 2012), de formar esse novo sujeito, que tem em seu âmago a lógica de mercado e as regras de concorrência. En- tendendo que as políticas curriculares fazem parte da materialização de discursos na área da Educação, foi proposta então uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se justifica por ser um documento normativo e de abrangência nacional. Um dos con- ceitos que parece estar em jogo para melhor atender as demandas do mercado é o de formação, que aqui foi conceitualizado a partir de discussões teóricas, políticas e históricas. Dessa retomada bibliográ- fica, constituiu-se a noção de formação a partir do conceito alemão de Bildung , que contemporaneamente se estabelece como ideia con- trária às iniciativas utilitaristas à Educação por entender formação como um processo reflexivo e em contato com o meio social. Elabo- rado o aporte teórico do trabalho, apresentou-se a seguinte pergun- ta de pesquisa: Qual o entendimento que a BNCC tem de reflexão, autonomia e finalidade em relação ao conceito de formação, e o que isso pode evidenciar? A escolha pela análise semântica lexical se jus- tifica pois, através da análise de texto escrito (neste caso, a própria BNCC), ela possibilita evidenciar os discursos para além das inten-

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