XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

417 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre modelo europeu e norte americano na Argentina. Para isso era fun- damental que a instrução pública tivesse como foco principal o au- mento das forças de produção. O ex-presidente via no ensino a possi- bilidade de “civilizar” a população do país. Logo, a educação popular, na obra do educador, pode ser entendida como um projeto de educar as camadas mais baixas da sociedade. Para Sarmiento, o ensino era visto como uma forma de qualificar a mão de obra, o que possibilita- ria o desenvolvimento da economia argentina. Palavras-chave: América Latina. Educação Popular. Domingo Sarmiento. Fontes da Pedagogia. Internacionalização. Referências : BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo . Lisboa: Edições 70, 2016. PUIGGRÓS, Adriana. Domingo F. Sarmiento ou os antagonismos da cultura e da educação argentinas. In: STRECK, Danilo Romeu (Org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia . Belo Hori- zonte: Autêntica Editora, 2010. SARMIENTO. Domingo. De la educacion popular . Buenos Aires: Del Nuevo Extremo, 2010.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz