XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

419 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre ções explícitas do texto. Assim, a partir do fichamento das unidades lexicais “formação”, “autonomia”, “finalidade” e ‘reflexão” e dos senti- dos que eram evocados a partir deles, identificou-se os superframes de APRENDIZAGEM, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL e PRO- JETO DE VIDA. Através da análise dos superframes , foi possível re- conhecer que, em nível cognitivo, as noções relacionadas à ideia de formação se alinham às necessidades do mercado de trabalho con- temporâneo ao estabelecerem um caráter altamente individualista, além de um esvaziamento conceitual da compreensão de formação humana. Palavras-chave: Formação. BNCC. Políticas curriculares. Análise Semântica Lexical. Referências: DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: en- saio sobre a sociedade neoliberal. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016. LOPES, Maura Corcini; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Subjetividade docente, inclusão e gênero. Educ. Soc. , Campinas, v. 33, n. 120, p. 851-867, set. 2012.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz