XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 416 Inscrição: 6240927 - apresentação oral O CONCEITO DE EDUCAÇÃO POPULAR NA OBRA DE DOMINGO SARMIENTO Autor(a): Luiza Marcuzzo Braga Coautor(es): Orientador(es): Danilo R. Streck Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Esta pesquisa é um recorte do projeto desenvolvido pela Profª Julieta Abba e pelo Prof. Danilo Streck intitulado Os Antecedentes da Inter- nacionalização e da Educação Comparada nas Fontes da Pedagogia Latino-Americana, que buscou estudar a história da internacionali- zação a partir das viagens de quatro educadores e educadoras duran- te o período de finais do século XIX e início do século XX. Dentre esses educadores está Domingo Faustino Sarmiento, educador argen- tino que atuou politicamente em meados dos anos 1860 a 1874. Sar- miento, após três anos de viagens para o exterior, escreveu o livro De La Educación Popular. Fundamentado nas leituras de Silva (2015), Puigróss (2010) e Rodriguéz (2004), acerca da concepção de Educa- ção Popular, surgiu o questionamento de qual é o sentido do termo empregado na obra. Sendo assim, o presente trabalho tem como ob- jetivo analisar o conceito de Educação Popular e compreender por- que Domingo Sarmiento utiliza esse termo em seu livro. Tendo como aporte metodológico a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016), que consiste em três etapas: a pré-análise, a explora- ção do material e o tratamento dos resultados, a obra de Sarmien- to foi escolhida como o objeto de análise. Em seguida, investigou-se a história da Educação Popular na América Latina e seu significado ao longo do século XVIII até os dias atuais. Após esse entendimento, foi realizada a leitura De La Educación Popular averiguando aspec- tos que pudessem corresponder ao conceito estudado. Depois, bus- cou-se aproximar o projeto de educação proposto por Sarmiento à ideia de educação popular vigente no século XIX. Alguns resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que Domingo Sarmiento visava um ideal de nação e também de educação, pensado para reproduzir o

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