XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 216 reversa para o idioma de origem por dois tradutores nativos no idio- ma alvo, fluentes e proficientes no idioma de origem do instrumento. A síntese das versões retrotraduzidas foi obtida por consenso entre es- ses dois tradutores e a versão final foi aprovada pelo autor da CPPS. A escala foi analisada e aprovada por um comitê de experts, formado por psicólogos com experiência clínica. Na sequência, realizou-se um es- tudo-piloto no qual a CPPS foi aplicada ao videotape de 205 sessões de quatro psicoterapias psicodinâmicas de crianças em idade escolar. Cada uma das 205 sessões foi analisada por uma dupla aleatória de juí- zes, de um grupo de seis juízes treinados. A concordância entre juízes (fidedignidade do avaliador) variou de muito boa a excelente. Análi- ses estatísticas estão sendo conduzidas para verificação da validade de constructo (análise de consistência interna e análise fatorial explora- tória) e validade de critério convergente, utilizando-se, nesse caso, os resultados obtidos no Child Psychotherapy Q-Set (CPQ), mais especi- ficamente os itens do CPQ que correspondem às intervenções dos te- rapeutas e que foram aplicados às mesmas sessões de psicoterapia. Es- ses resultados serão apresentados na Mostra de Iniciação Científica. Palavras-chave: Intervenções; Terapeutas; Psicoterapia; Adaptação e Validação; Processo Terapêutico.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz