O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

Adevanir Aparecida Pinheiro 89 método e o material da fala dele. Um dos pressupostos do método é a ideia de que ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. A educação, que deveria ser um ato coletivo, solidário [...] não pode ser imposta. (BRANDÃO, 1989, p. 21-22) A concretização das técnicas se transformava em castigos, palmatórias entre outras maneiras corriqueiras usadas com normalidade pelos profissionais da época. O aprendizado do sujeito se dava por meio de autoritarismo e moralidade do educador. Desde muito cedo a criança negra sempre foi vista como mal- -educada, ou seja, mal disciplinada. Diante disso sofria diversas arbitrariedades nas mãos e no modo de educar do profissional não negro, até mesmo de sujeitos negros que foram brutalmente educados para educar os seus irmãos de cor, como era tratado por maioria de profissionais dominante da época. Dentro do processo de mudança paradigmática e a razão sociológica, novas percepções ou críticas já estão surgindo no mundo acadêmico. Os processos de mudanças de paradigmas invadem também as acomodações científicas e tecnológicas e o próprio modo de interpretá-los. Neste contexto atual em que se exige e considera a importância da reeducação das relações étnico-raciais, no meio do ensino educacional, propõem-se, sobretudo, renovações metodológicas, técnicas e pedagógicas nas interpretações culturais e raciais. Um aspecto que nos chama muito a atenção é o fato de não haver nenhuma disposição de abertura para participação dialogada ou dialógica, como enfatiza Paulo Freire (1992)26, na importância da participação ativa deste sujeito. O que também Morin (2006), irá chamar de negociações travestidas de uma participação que nunca existiu. Neste sentido, afirma Freire (1992, p. 40) que “de repente, rompendo a ‘cultura do silêncio’, descobrissem que não ape26 FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

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