O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

Adevanir Aparecida Pinheiro 141 Quadro Hipotético Atitudinal (Branquitude/Branquidade) Instituição IES PESQUISADA (Vale Ivaí) IES PESQUISADA (Vale Itajaí) IES PESQUISADA (Vale dos Sinos) Identidade étnicoracial Eurodescendentes Branquitude é mais intensa do que Branquidade (aliados). Branquidade é da mesma intensidade ou igual à Branquitude (aliados). Ambas num nível mais fraco. Branquidade mais intensa do que Branquitude (mais ou menos aliados). Afrodescendentes Afrodescendente num nível de emancipação mais forte e intensa. Afrodescendente num nível de emancipação intensa mais forte. Afrodescendente num nível de emancipação fraca. Quadro Hipotético Atitudinal: branquitude/branquidade e afrodescendentes. Fonte: Pesquisa doutoral da autora A hipótese é de que, onde prevalecem as forças totais da branquidade, parece-nos ser ainda muito mais forte do que a branquitude. Neste contexto, os afrodescendentes não possuem força organizativa, a identidade se apresenta de modo confuso e não há perseverança nas ações e com isso termina por enfraquecer sua resistência. Partindo do pressuposto que está presente nas questões norteadoras, os indícios mostram que na IES pesquisada no Vale do Ivaí há possibilidade de avanço na inclusão dos afrodescendentes pela sua força identitária e emancipadora. Na IES do Vale do Itajaí, também essa questão norteadora de inclusão é uma expectativa enaltecedora, não pela preocupação centrada na universidade, mas pela força organizativa dos afrodescendentes. Na IES do Vale dos Sinos, é explícita a fraca emancipação dos afrodescendentes, ainda fortemente dominados pela branquitude e, principalmente, pela branquidade, embora tenha sido a Universidade que teve a iniciativa de irradiar para o seu ambiente geoeducacional uma consciência sobre a relevância da problemática racial na esfera dos estudos e das discussões.

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