O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

Adevanir Aparecida Pinheiro 129 intensa miscigenação ocorrida entre negros e brancos desde o período colonial, responsável pelo aumento numérico proporcionalmente superior dos mestiços em relação ao crescimento de grupo negro e branco na composição racial da população brasileira. (CARONE, 2002, p. 13) A partir dessa ideia é que acreditamos na necessidade de compreender muitos processos ideológicos e históricos cientificamente ainda não pesquisados no sentido de apresentar as verdadeiras “torções ideológicas”, aprofundá-las e estudá-las dentro de uma compreensão ética e justa neste sentido. Seguindo a ilusão da democracia racial e sua cordialidade nas relações étnicas, de certa forma segue um padrão de supostas “torções ideológicas” muito mais complexas ainda no contexto atual. O que queremos descobrir neste trabalho de pesquisa é a dinâmica da visibilidade, e como se relaciona esse processo pedagógico diante da identidade, oportunidade muito presente no discurso do dia a dia nos projetos sociais e nos currículos de licenciaturas das universidades que pautamos. 3.5 Transdisciplinaridade para pavimentar a reeducação Nos debates sobre transdisciplinaridade e relação com as discussões sobre a diferença étnica intercultural, percebe-se a nítida ausência de diálogos referente a essa temática. Talvez seja pela falta de conhecimentos e pesquisas mais amplas deste tema. Acreditamos que a partir dos aprofundamentos baseados nesses conceitos, além da quebra do silêncio, muitas interrogações poderão obter respostas diante dos conflitos inter-raciais. Tais conflitos podem estar sendo também graves indicadores da exclusão da população negra dos meios escolares e, principalmente, dos meios acadêmicos.

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