O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

128 O espelho quebrado da branquidade forma em “fuga”, saída pela tangente para não discutir o assunto, ou afirma de todos os modos que não é racista. A nosso ver, e aqui me parece ser uma chave de leitura, a tese ou o objeto de estudo ficaria debilitado e limitado como já vem acontecendo a séculos com muitos cientistas que centram seus estudos apenas no abstrato da história da população negra e suas fragilidades, deixando de lado as mazelas e superioridades fragilizadas da população branca. Com o cuidado que se deve ter com a individualidade, não podemos aqui deixar de falar na crise da branquidade de modo geral no Brasil e, neste momento, nos Estados Unidos com a vitória de um presidente negro, como Barak Obama, disputando um “poder” mundialmente conhecido e declarado como o carro chefe da “economia de maior poder, mundialmente falando”. Um país onde as relações étnico-raciais são tratadas nos âmbitos político, econômico e social, perguntamos: como estará, neste momento, “a crise da branquidade” sendo coordenada por um presidente negro? Estará havendo uma mudança na forma de conceber o negro como um sujeito capaz e sujeito de sua identidade, sua história? No Brasil, nos parece que os cientistas como um todo - ou em parte deles atuantes em diversas áreas de conhecimentos, seja História, Sociologia, Ciências Sociais, Antropologia, Filosofia, Biologia e demais áreas avançadas no que diz respeito aos novos paradigmas - demonstram que ainda não se deram conta da “crise” sutil da branquidade que vem abrangendo os diversos campos educacionais no Brasil desde os seus primórdios. Ora essa crise se manifesta por meio de uma violência simbólica e velada, ora por meio de reações de uma “superioridade fragilizada” sem forças para fortalecer o branqueamento estruturado numa criação de uma ideologia de branqueamento equivocada, sem considerar a vasta miscigenação já existente na época, como muito bem expressa Carone: O branqueamento poderia ser entendido, num primeiro nível, como o resultado da

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