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referentes à largura do passeio e da via com trena de laser, para analisar se essas características

viárias influenciavam na ocorrência da poluição luminosa.

Figura 3.

Luminária

non cut-off

Figura 5.

Luminárias com lâmpadas de vapor de

sódio

Um dos tipos de lâmpada utilizado é vapor de

sódio, Rua dos Andradas, Porto Alegre. Fonte:

foto dos autores (2016)

Figura 6.

Luminárias localizadas sem padrão,

caracterizando a Desordem

Ocorrência de desordem e uso lâmpadas de vapor

metálico em outro trecho da Rua dos Andradas,

Porto Alegre. Fonte: foto dos autores (2016)

3.4 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS

Os dados referentes à presença de iluminação intrusiva e desordem foram registrados em planta-

baixa considerando os locais de ocorrência, e posteriormente foram relacionados com o tamanho

das vias e passeios. De acordo com a frequência que apareceram, foi verificado se haveria relação

da sua ocorrência com as características viárias. Os dados referentes às luminárias foram

interpretados dentro dos critérios estabelecidos pela

International Dark Sky Association

Uso de luminárias non-cutoff na Rua

Duque de Caxias, Porto Alegre.

Fonte: foto dos autores (2016)

Figura 4.

Iluminação intrusiva

Ocorrência iluminação intrusiva na Rua

Riachuelo, Porto Alegre. Fonte: foto dos

autores (2016)