XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

825 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 9340953 - apresentação oral OS DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS Autor(a): Cristieli Pedroso Machado Coautor(es): Vitor Raí Binelo de Lima Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada Este trabalho está vinculado à pesquisa Línguas de sinais e línguas orais: desafios e potencialidades na escolarização de surdos , coorde- nada pela Profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza. A investigação sur- giu da necessidade de se compreender e (re)pensar o contexto esco- lar de alunos surdos, tendo em vista a elaboração de propostas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, promovendo, assim, uma educação bilíngue. Nesta abordagem, a Libras é assumi- da como a primeira língua para o surdo, e a língua portuguesa escri- ta é a sua segunda língua (QUADROS, 1997). Para esta apresenta- ção, busca-se refletir acerca de afirmações e desafios de professores em relação ao ensino e ao suporte pedagógico da língua portuguesa escrita, na concepção de educação bilíngue aqui evidenciada (QUA- DROS, 2004; KARNOPP, 1999; GÓES, 1996). Essa discussão se faz com base em dados gerados durante 11 encontros, no período de 2017 a 2018, com 10 docentes de uma escola de surdos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. As conversas, gravadas em áu- dio e posteriormente transcritas ortograficamente, permitem perce- ber dificuldades enfrentadas pelos professores no contexto de ensino e aprendizagem de seus alunos surdos, visto que muitos desses estu- dantes sequer têm a Libras como sua L1. Soma-se a isso o fato de que as famílias apresentam muita resistência a aprender a Libras e torná- -la a língua de interação com seus filhos surdos. Através das falas dos professores, também pode-se perceber seu empenho em ensinar da melhor forma os educandos e o interesse destes em aprender e so- cializar seus conhecimentos com os colegas. A aquisição do portu- guês como segunda língua permite aos surdos interagir melhor com

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