XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 824 gem de narrativas de Labov e Waletzky (1967), Labov (1972), Labov (1997) e Bastos (2008) e os conceitos de identidade propostos por Hall (2004). Esta pesquisa justifica-se na lacuna existente no cam- po da linguística de se estudar narrativas orais de descendentes de imigrantes alemães, residentes da cidade de São Leopoldo (RS), que adquiriram a língua portuguesa como língua adicional, em institui- ções de ensino brasileiras, pelo viés das múltiplas identidades de Hall (2004). Os resultados demonstram que a língua alemã e a língua por- tuguesa estão inteiramente relacionadas às identidades emergentes, em diferentes contextos sociais de interação, de ser brasileiro e de ser alemão e que a aquisição forçosa de língua portuguesa pode silen- ciar uma identidade e descendência cultural. As implicações científi- cas deste estudo representam uma possibilidade de se compreender, a partir das narrativas dos participantes, os processos de aprendiza- gem que permeavam a aquisição do português, como língua adicio- nal, por descendentes de imigrantes alemães, no cenário escolar bra- sileiro, no interior do estado do Rio Grande do Sul, nas décadas de 50 e 60. Palavras-chave: Aprendizagem de Língua Portuguesa. Narrativas. Identidades. Imigração alemã no Brasil. Língua Minoritária.

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