XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 234 -Monte (2005) e Escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral de Ferreira et al. (2015). A análise dos dados foi realizada por meio da prova t de student e a magnitude do efei- to foi calculada pela diferença média padronizada entre os grupos ( d de Cohen). Os resultados obtidos indicam que 59,9% dos partici- pantes tem a intenção de abandonar a profissão. Existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, sendo que na análise comparativa dos grupos evidenciou-se que os professores que tem a intenção de abandonar apresentam percepção mais elevada nos es- tressores. Conflito e ambiguidade de papéis, Sobrecarga de papéis, Falta de suporte social, Falta de autonomia e Conflito trabalho e fa- mília. Dessa forma, indica- se intervenções organizacionais com ges- tores e docentes, a fim de diminuir a percepção acerca dos estresso- res no contexto universitário, prevenindo o abandono profissional. Ações buscando inserir o professor na análise e avaliação do seu tra- balho são importantes, a fim de verificar as necessidades, demandas e recursos, buscando intervenções efetivas. Palavras-chave: Estressores Psicossociais; Intenção de Abandono profissional; Professores; Ensino Superior.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz