XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

233 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 5666908 - apresentação oral INTENÇÃO DE ABANDONO PROFISSIONAL EM PROFESSORES: O IMPACTO DOS ESTRESSORES PSICOSSOCIAIS OCUPACIONAIS Autor(a): Aline Farias Schreiner Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências da Saúde PPG em Psicologia O abandono docente - fenômeno de caráter mundial - possui varia- ções importantes, de acordo com o contexto social e organizacional no qual o exercício docente é realizado. A forma mais problemáti- ca de abandono profissional é a intenção ou o pensamento de aban- donar a profissão, pois este é o recurso final do docente na tentativa de lidar com as diversas demandas e tem sido um importante predi- tor da saída definitiva da profissão. A intenção apresenta preditores como a insatisfação no trabalho, baixa remuneração, falta de recursos materiais, conflito nas relações com os alunos, pais de alunos, colegas e gestores e a desvalorização social. Ocasionando implicações nega- tivas na qualidade de ensino, desempenho escolar, impacto social e econômico, perda de investimento e estigma social. Assim, é impor- tante compreender as características que envolvem o pensamento/ intenção de abandonar, para que as intervenções sejammais efetivas. O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre os estressores psicossociais e a intenção de abandono profissional em professores de graduação. A amostra foi constituída de 362 professores do Ensi- no Superior de universidades públicas (57,7%) e privadas (42,3%). A idade média dos participantes foi de 44,35 anos (DP = 9,8 Amplitude = 27 a 75), a maioria tinha filhos (61,6%), estado civil casado (52,5%) e com formação a nível de doutorado (83,7%). Os instrumentos utili- zados para a coleta de dados foram um questionário sociodemográfi- co (sexo, idade, estado civil, situação conjugal, filhos, remuneração) e laboral (formação, tempo de atuação profissional, tempo de atuação na atual universidade, carga horária semanal), Subscala de Intenção de abandono profissional da Bateria de Riscos psicossociais de Gil-

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