XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 218 ca, idiomática, experiencial e conceitual da língua nativa do instru- mento. Logo após, foi realizada a tradução reversa para o idioma de origem por dois tradutores nativos no idioma alvo, e proficientes no idioma de origem. A síntese das versões retrotraduzidas foi obtida por consenso entre esses dois tradutores e a versão final foi aprovada pelo autor da escala. A TPOCS-A foi então analisada e aprovada por um comitê de experts, formado por psicólogos com experiência clí- nica. Posteriormente, realizou-se um estudo-piloto no qual a TPO- CS-A foi aplicada ao videotape de 205 sessões de quatro psicotera- pias psicodinâmicas de crianças em idade escolar. Cada uma das 205 sessões foi analisada por uma dupla aleatória de juízes, de um grupo de seis juízes treinados. A concordância entre juízes (fidedignidade do avaliador) variou de muito boa a excelente. Análises estatísticas estão sendo conduzidas para verificação da validade de constructo (análise de consistência interna e análise fatorial exploratória) e vali- dade de critério convergente, utilizando- se, nesse caso, os resultados obtidos no Child Psychotherapy Q-Set (CPQ), mais especificamente os itens do CPQ que correspondem à aliança terapêutica. O CPQ foi aplicado às mesmas sessões de psicoterapia. Esses resultados serão apresentados na Mostra de IC. Palavras-chave: Aliança terapêutica; Psicoterapia; Adaptação e Vali- dação; Processo Terapêutico.

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