O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

84 O espelho quebrado da branquidade [neste] sentido, o pós-modernismo tem a irrecusável vantagem da autocrítica: não vale apenas questionar outros saberes, é mister, antes de mais nada, questionar o próprio conhecimento científico. A escola de Habermas (1989) e Apel (1988) sempre insistiu na necessidade de evitar a “contradição performativa”, ou seja, aquela que resulta do discurso que se destrói a si mesmo, no próprio ato de sua formulação. Por exemplo, questionar e pretender não ser questionado, avaliar e coibir de ser avaliado, mudar e imaginar permanecer o mesmo. (DEMO, 2000, p. 59) Entendemos estarem postos para nossa realidade desafios de mudanças e abordagens que são apresentados como caminhos a serem trilhados diante das teorias iluminadoras do problema de tese apresentado e que aporta para uma educação de verdadeira inclusão dos sujeitos. Assim, como também de suas culturas que foram deixadas ao acaso da história da educação, por serem culturas raciais diferentes e que não portavam um padrão estabelecido dentro da sociedade brasileira, enquanto teor científico metodológico. Embora a ciência e a filosofia tenham sido estudadas de forma absolutizadas por cientistas de outras épocas, hoje é visto e sabido que cada cultura possui o seu próprio modo de apresentar a sua cientificidade e a sua filosofia específica, sem com isso adentrar no campo intrínseco da ciência como ciência e da filosofia como filosofia. Diversos conceitos foram, ao longo da história da educação, aprimorados nos bancos escolares e universidades. Diante disso, os afrodescendentes, de certa maneira, foram os mais atingidos, recaindo sobre si duras e diferentes rigidezes doutrinárias e domesticações educacionais. Assim como os estudos relacionados à cultura da negritude, vemos de igual modo a importância de estudar a carência dos estudos relacionados à temática cultural da branquidade, estabelecida como a dominante.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz