O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

Adevanir Aparecida Pinheiro 81 Além disso, contribuem com a flexibilidade nas posturas profissionais para a abertura e acolhimento da visão transdisciplinar em que corajosamente alguns pensadores clássicos e contemporâneos vêm propiciando referências teóricas e espaço de discussão sobre essa complexidade. As abordagens epistemológicas a partir da visão freireana, ainda, merecem ser contempladas mediante a problemática que propomos pesquisar e investigar. Muitas dessas abordagens se relacionam com a perspectiva fernandesiana, quando descreve a construção da ordem social brasileira. O autor levanta diversas interrogações que, de certa forma, já foram aprofundadas por outros profissionais. Entendemos, porém, que algumas perguntas importantes deste autor, ainda merecem um aprofundamento situado dentro das abordagens epistemológicas das ciências educacionais filosóficas. Além de relacionar, sobretudo, neste tempo atual de complexa modernidade e pós-modernidade, se assim podemos dizer, e como essa complexidade apontada por Morin (2006) se comporta dentro das abordagens transdisciplinares na educação. As interrogações, assim formuladas pelo autor assemelham-se às perguntas de Florestan Fernandes em relação à possível chance que os negros e índios teriam para fazerem parte desta sociedade. Deste modo, faz-nos refletir sobre a importância da preocupação e ponto de vista ideológicos dos autores; ambos já possuíam olhares longínquos sobre as dificuldades cristalizadas e constituídas para que as culturas empobrecidas não pudessem ser contempladas nos parâmetros escolares e sociais. Conforme Cavalleiro (2006, p. 21), “a educação é entendida como um processo social no qual os cidadãos têm acesso aos conhecimentos produzidos e deles se apropriam de forma a se prepararem para o exercício de sua cidadania”. Neste sentido, percebemos o profundo desafio ao tentarmos apontar uma sistematização da problemática da qual muitos cientistas das diversas áreas disciplinares, e mais precisamente os da área da educação contemporânea de todos os níveis escolares e acadêmicos, ainda hoje não parecem predispostos a atender

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