O espelho quebrado da branquidade: aspectos de um debate intelectual, acadêmico e militante

Adevanir Aparecida Pinheiro 21 sentido de enfrentar a complexidade e, sobretudo, os vícios da realidade acadêmica. A oportunidade de participar de uma bolsa de estudo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos constituiu-se num passo importante. Dois grandes desafios foram percebidos, de imediato, e que deveriam ser enfrentados. O primeiro foi a percepção complexa da falta de condições sociais raciais para os afrodescendentes e os empobrecidos da região leopoldense. O outro foi na percepção aguda das discriminações sociais e, principalmente, as raciais, existentes na sociedade e no meio acadêmico. Com a formação adquirida na graduação em Serviço Social e, sobretudo, nas ciências sociais através do amplo aprendizado nessa linha, cresceram a consciência da “real realidade” repleta de formas sutis de discriminações, muito presentes no cotidiano universitário. Essa experiência e aprendizado nos movimentos sociais negros, pastoral e acadêmico foram essenciais na solidificação de percepções mais qualificadas e sistematizadas para a atuação, em grande parte restrita, inicialmente, ao trabalho junto ao Programa Gestando o Diálogo Inter-religioso e o Ecumenismo – GDIREC, gestando juntamente, também, a organização dos afrodescendentes nas beiradas da universidade. Hoje se pode dizer que as principais motivações e o fortalecimento na trajetória de atuação de militância nos movimentos negros e, após, na militância acadêmica, encontraram o seu primeiro solo fértil no trabalho de cadastramento dos locais de culto religiosos e na atuação junto ao grupo de líderes religiosos, na extensão da universidade. É nessa trajetória que foi sendo ampliada nossa percepção do processo de complexidade das relações étnico-raciais presentes em todas as instâncias da universidade. Trata-se de um período de profundas experiências pessoais, profissionais e acadêmicas. A convivência com a realidade acadêmica possibilitou uma formação e uma preparação mais qualificada e fortalecida em termos profissionais. A compreensão das dificuldades relacionadas às questões étnico-raciais no cotidiano aos poucos se apresentou mais amadu-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz