A capoeira joga com a dureza da vida

24 SÉRIE SABERES TRADICIONAIS – VOL. 4 coordenar as rodas de capoeira no Parque da Redenção. O camarada Cássio Tambor e as estratégias de sobrevivência herdadas através da religiosidade, do carnaval e da capoeira. Enfim, ancestralidade, resistência e sobrevivência cultural desenvolvidas em diferentes espaços e por diferentes sujeitos em Porto Alegre me fortaleceram no espaço acadêmico. Sou grato pelo apoio para demarcar meu espaço e reafirmar minha identidade na arena universitária. O som do berimbau surgia nos momentos de conflito e impulsionava os saberes incorporados que a capoeira transporta. Falar sobre os problemas, trazer para a roda, resolver as diferenças mesmo que momentaneamente. Alguns colegas da pós-graduação se interessaram pela Capoeira Angola e se tornaram meus alunos Motirõ Espaço de Cultura e Resistência.3 Foi gratificante sentir o reconhecimento de alguns colegas nesse movimento que se desdobrava em jogar capoeira o tempo todo, não apenas na roda. A aprendizagem da sociedade na universidade deve ser repensada e reformulada para abrir possibilidades na recepção desses novos olhares, interesses e formas de conhecimento e não o contrário, como adequação ao existente, já que, de fato, estão sendo inseridas novas produções de conhecimento junto às ações afirmativas. Portanto há essa contribuição com a universidade através da chegada de novos saberes e conhecimentos, e essa dádiva pode se consolidar com a ação-afirmativa da universidade/antropologia em reconhecer e validar, sem ficar a distância, como em suas pesquisas. Acredito no poder da etnografia pela capacidade de análise e, ao mesmo tempo, o insider, por já ter uma imersão prévia ao seu campo de estudo antropológico, potencializa a capacidade analítica ao realizar conexões entre diversos elementos. Conforme a reflexão de SODRÉ: Não nos move aqui igualmente o conceito de transculturação, pelo qual o antropólogo cubano Fernando Ortiz visava a caracterizar a adoção das formas de uma cultura por outra sem incorrer no risco extremo da aculturação. Isto, para nos mantermos à distância das racionalizações eurocêntricas que costumam fazer os movimentos de fusão de elementos europeus com outros provenientes de culturas tidas como subalternas, seja em termos deliberados, seja “inconscientes”. 3 Localizado na Rua Baronesa do Gravataí – Bairro Cidade Baixa (Próximo ao Quilombo do Areal).

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