A Segunda Escravidão e o Império do Brasil em perspectiva histórica

136 A Segunda Escravidão e o Império do Brasil em Perspectiva Histórica Paraíba do Sul. 10 Em 1886, dez anos depois da instalação das estradas de ferro que cruzavam Campos dos Goytacazes, circularam por seus terminais 36 mil toneladas de café11 , ou seja, dez vezes mais do que o volume transportado nas duas décadas anteriores, em conexão fluvial. Ao contarmos com a hipótese de que o volume de café transportado pela EFCC, desde então, seguisse, integralmente, para o Porto de Imbetiba, em Macaé, por transbordo aos vagões da EFCM, podemos inferir que a expressiva produção de café e de outros itens produzidos e comercializados na região ou exportados passou a ser transportada até aquele porto atlântico, que se tornara o último ponto de uma conexão regional mais ampla pela utilização dos caminhos de ferro. Pela EFCM, seriam transportadas, no mesmo ano de 1886,24.000 toneladas de café, cultivado no entorno regional, além de 26.000 toneladas de itens diversos e 11.000 toneladas de açúcar. Portanto, somente a EFCM transportou 61 mil toneladas de produtos em 1886. Ana Lúcia Nunes (2014) aponta que partia de Campos, diariamente, da Estação do Saco, terminal da EFCC, uma composição com 10/12 vagões rumo ao Porto de Imbetiba, em Macaé. Podemos deduzir, grosso modo, que as ferrovias que cruzavam Campos dos Goytacazes poderiam ter transportado relevante parcela da produção de café na Zona da Mata mineira, estimada, naquele mesmo ano, em 64 mil toneladas, equivalentes a 4.316.067 arrobas do produto (Almico, 2009, p. 65). Portanto, esses dados revelam a dimensão da produção e do intercâmbio mercantil no circuito regional entre Campos dos Goytacazes, a Zona da Mata mineira e o sul capixaba. Naquele mesmo ano, o francês Alexandre Brethel, fazendeiro de café no extremo norte fluminense, enviou uma carta aos seus parentes na França, contando sobre uma viagem de trem feita com sua mulher e filhas pela EFCC, a nova ferrovia que ligava Santo Antônio do Carangola, atual Município de Porciúncula, no Rio de Janeiro, a Campos dos Goytacazes. Depois de descrever a cidade, sua modernidade e suas mazelas, Brethel chamava a atenção para o quanto era rica, utilizando, como um dos parâmetros, para estabelecer seu ponto de vista, o fato de os dois bancos locais recusarem depósitos, remunerados ou não, pois não tinham mais onde empregá-los (Massa, 2016). A narrativa do fazendeiro espelhava uma conjuntura que combinava escravidão e capitalismo ou, 10 Monitor Campista , 13 jan. 1865 e 05 abr. 1866. Acervo APMCG. 11 24.000 toneladas foram transportadas pela Estrada de Ferro Campos – Macaé e 12.000 toneladas transportadas pela Estrada de Ferro Campos – Carangola, totalizando 36.000 toneladas de café transportadas, ou seja, 2.400.000 arrobas do produto, considerando a relação de 01 arroba por 15 kg.

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