Ecologia Integral: abordagens (im)pertinentes - volume 3

119 DECOLONIALIDADE E CONTRARRACISMO: O “SER BRANCO” NO HORIZONTE DA DESCOLONIZAÇÃO DAS MENTES Adevanir Aparecida Pinheiro 1 Maria Nilza da Silva 2 José Ivo Follmann 3 Introdução “Eu sou branco, mas não achava que este estudo da Educação das Rela- ções Étnico-Raciais fosse tão importante para nós brancos... Eu pensava que isso era só para os negros e indígenas e que a gente só ia estudar a eles, os outros. Jamais imaginei que eu ia ser questionado sobre minha branquitude ou branquidade. Eu nunca iria me enxergar, se não fizesse esta disciplina da ERER. Posso dizer que caiu minha máscara, nesta atividade. Eu nem sonhava que tinha este estudo sobre branqueamento e que a colonização tivesse feito tanto estrago na nossa história de edu- cação. Por isso que nunca estudamos isso na escola. Só a escravidão e os negros que foram trazidos para ser escravo dos brancos (eram objetos de estudo). Só até aí...” (Depoimento de aluno em avaliação da atividade acadêmica na Unisinos, 2016/01). 1 Mestra e Doutora em Ciências Sociais (Unisinos). Curso de Atualização e Estágio Pós-douto- ral na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e coordena o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 2 Socióloga. Mestra e Doutora em Ciências Sociais (PUCSP). Estudos pós-doutorais na École des Hautes Études, Sciences Sociales, Paris. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais na Universidade Estadual de Londrina – UEL e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB). 3 Doutor em Ciências Sociais (UCL-Bélgica). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Gra- duação em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Diretor do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Transdisciplinaridade, Ecologia Integral e Justiça Socioambiental. Padre jesuíta. DOI: https://doi.org/10.29327/532184.1-6

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