XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

829 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 5297778 - apresentação oral RECOMENDAÇÕES E AÇÕES RESPONSIVAS EM CONSULTAS GINECOLÓGICAS DO SUS: O QUE PODEM REVELAR? Autor(a): Stefanie Piber Weber Coautor(es): Orientador(es): Ana Cristina Ostermann Instituição: Unisinos (PRATIC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada A consulta médica típica compõe-se de fases relativas à investiga- ção e detalhamento das queixas trazidas pelo/a paciente. Geralmen- te ela é finalizada com uma recomendação de tratamento e essa ação pode desempenhar diferentes ações sociais, que podem assumir di- ferentes formatos – desde pronunciamentos/ordens (e.g. “Tome x”) até meras asserções (e.g. “Algumas pessoas sentem melhoras ao fa- zer x/y”). Com base na análise de interações gravadas e transcritas de consultas médicas no Reino Unido, Stivers et al (2017) identifica- ram cinco principais formatos de recomendações realizadas por mé- dicos/as: (i) pronunciamento, (ii) sugestão, (iii) proposta, (iv) ofer- ta e (v) asserção. No que tange aos formatos dos turnos responsivos produzidos pelos/as pacientes a esses formatos de recomendações, as pesquisadoras Stivers e Barnes (2018), apontam cinco tipos: (i) ausência de resposta, (ii) respostas mínimas de recebimento (e.g. “mhm”), (iii) aceno com a cabeça, (iv) aceite propriamente dito (e.g. “okay”) e (v) resistência (e.g. perguntas, resistências explícitas). De- vido à escassez de pesquisas linguístico- interacionais sobre a práti- ca de recomendações em consultas médicas no Brasil, investigamos, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conver- sa de base Etnometodológica (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), a maneira como médicos/as constroem suas recomendações e como pacientes se orientam para elas. A partir de um conjunto de 145 consultas ginecológicas e obstétricas no SUS, gravadas e trans- critas, investigamos, qualitativa e quantitativamente, os formatos de recomendações utilizados pelos/as profissionais, bem como os for-

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