XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 816 Inscrição: 7598639 - apresentação oral DISCURSO REPORTADO EM NARRATIVAS: A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE HISTÓRIAS NA FALA-EM-INTERAÇÃO Autor(a): Joana Restelli Ferla Coautor(es): Ana Cristina Ostermann Orientador(es): Instituição: Unisinos (TCC - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada As narrativas têm sido o foco de muitos estudos (GOFFMAN, 1974; 1981; MANDELBAUM, 1989; 2012; GOODWIN, 2006; HOLT, 2007; 2009) na área da Linguística Interacional (COUPER-KUHLEN; SEL- TING, 2017) e, especialmente, da Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974) nos últimos anos. Tais estudos se propuseram a investigar como essas narrativas são contadas, como se organizam, como construímos identidade através delas, entre ou- tros enfoques. Assim como as narrativas, o discurso reportado (do- ravante DR) tem sido objeto de estudos analítico-interacionais, espe- cialmente quando aparece em narrativas (LARSON, 1978; MAYES, 1990; GOLATO, 2000; HOLT, 2009; ROMAINE; LANGE, 2006). A maneira com a qual é incorporado e utilizado nas narrativas, assim como a forma como é co-construído, geram grande interesse e dis- cussão na área em questão. Com base nisso, o presente trabalho ori- gina-se da percepção do importante papel que o DR desempenha em narrativas, assim como da curiosidade investigativa linguístico-inte- racional sobre os papéis interacionais que os/as próprios/as intera- gentes desempenham enquanto lançam mão do DR. Com o propó- sito de contribuir para o cenário linguístico-interacional brasileiro e sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa Mul- timodal (MONDADA, 2009; 2014; 2018; CRUZ et al, 2019), este es- tudo se propõe a analisar: (1) como o DR é introduzido; (2) como o reportante o emprega na narrativa; (3) como o DR é co-construído pelos interagentes; e (4) a importância das ações corporificadas na construção do DR nas narrativas. Os resultados deste trabalho indi-

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