XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 812 Inscrição: 1832213 - apresentação oral APRESENTAÇÃO DE QUEIXA DE PACIENTES EM CONSULTAS MÉDICAS: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-INTERACIONAL Autor(a): Raquel Casco Araujo Coautor(es): Ana Cristina Ostermann Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes PPG em Linguística Aplicada Uma das fases da consulta médica consiste na apresentação da queixa ou, em outras palavras, na exposição do motivo da consulta por parte do/a paciente. Heritage e Robinson (2005), ao investigar essa fase in- teracional da consulta médica, analisam como pacientes e médicos/ as orientam-se mutuamente para a apresentação de sintomas como um local de transição entre a fase de apresentação da queixa do/a paciente e a fase de coleta de informações (i.e. “anamnese”) na “Or- ganização Estrutural Geral” (i.e. OEG) da consulta médica (DREW; HERITAGE, 1992). Embora a literatura evidencie a existência de es- tudos em outros países e línguas concernentes à fase de apresentação de queixa do/a paciente em consultas médicas (e.g. HERITAGE; RO- BINSON, 2006a; 2006b), identificamos uma lacuna no que tange a investigações no Brasil acerca dessa temática. Tendo em vista essa es- cassez, este estudo, amparado pela perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa de base etnometodológica (SACKS; SCHE- GLOFF; JEFFERSON, 1974), propõe-se, de modo geral, a analisar sequências interacionais de apresentação de queixas de pacientes em consultas ginecológicas do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem em: (1) identificar e descrever os formatos linguístico-interacionais dos turnos de fala dos/as médicos que mobilizam a apresentação da queixa pela pacien- te (e.g. “Veio consultar hoje por quê?”; “Qual seria motivo da con- sulta hoje”; “Fala, guria!”); (2) contabilizar o tempo total da consulta alocado para a apresentação de queixa das pacientes – já que, con- forme estudos anteriores, essa seria a única fase da consulta em que

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