XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

597 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 5502285 - apresentação oral LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ESTUDOS DE GÊNERO DECORRENTES DA COOPERAÇÃO ACADÊMICA BRASIL-ÁFRICA (2007-2017) Autor(a): Jéssica Caroline da Silva Terra Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências Sociais Esse trabalho foi realizado como bolsista no projeto “Gênero em perspectiva: reflexões epistêmicas desde a cooperação Sul-Sul” (FAPERGS), sob a coordenação da Professora Miriam Steffen Viei- ra (PPGCS/Unisinos). O projeto visa realizar uma análise da produ- ção de conhecimento, no campo dos estudos de gênero, decorren- te da cooperação Sul-Sul brasileira com universidades africanas, no período de 2007 a 2017. Dentro deste projeto, ao qual estou vincula- da desde agosto de 2018, desenvolvi atividades de levantamento bi- bliográfico no tema. Para tanto, participei de um curso sobre usos de Bases de Dados, fornecido pela Biblioteca Unisinos, e das reuniões de estudos do Grupo de Pesquisa Sibitxi – Gênero e Raça em Con- textos Africanos e Latino-Americanos. Foram realizadas as seguin- tes atividades de levantamentos de produção científica: 1) busca nos Diretórios de Pesquisa do CNPq, com o objetivo de identificar gru- pos com pesquisas em e sobre países africanos; 2) pesquisa na base de dados de Dissertações e Teses da Capes, com as seguintes palavras “África”, “Gênero”, “Mulher”, “Feminismo” e “Sexualidade”, nas ciên- cias sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política); 3) locali- zação de Grupos de Trabalhos em encontros anuais da Antropolo- gia e Sociologia; e 4) pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais disponíveis da base da Scientific Electronic Library Online. A pesquisa se encontra em sistematização dos dados. A par- tir das leituras sobre o desenvolvimento dos estudos de gênero no Sul Global (MOHANTHY, 2017; CONNELL, 2012), foi possível ve-

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