XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 570 Inscrição: 4949660 - apresentação oral O AO VIVO COMO TEMPO DE AUDIOVISUALIZAÇÃO DO COTIDIANO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Autor(a): Lisandra Steffen da Silva Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBITI - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências da Comunicação Ao abrir aplicativos ou plataformas em rede, vemos diversos conteú- dos sendo desdobrados em vídeos. Esta audiovisualização se torna mais frequente, seja publicamente ou de forma privada, ao trocar- mos mensagens. A partir do que Montaño (2015) investigou, busca- mos o conceito de audiovisualização da cultura, percebendo como e onde o vídeo se atualiza (BERGSON, 1999) particularmente no tem- po ao vivo. Encontramos sites e plataformas onde o vídeo estaria si- nalizando este fenômeno. Os objetos vão desde imagens de câmeras de segurança, transmissões de animais até sites que hospedam séries e filmes, nas que o tempo ao vivo passa para o bate-papo. Para ana- lisá-los trabalhamos com o conceito de inventário (ABREU, 2011). Criamos uma espécie de mesa operatória para organizar, observar e reorganizar os objetos. Ao tirá-la da horizontal, a mesa se torna quadro, expondo o trabalho feito. Inventariar, segundo Abreu (2011) tem a mesma raiz do verbo inventar, e é uma dinâmica que recolhe, classifica e exibe os objetos encontrados, criando para eles uma nova ordem, nunca definitiva. Durante a ação de inventariar, percebemos a importância de manter objetos cujo vídeo desempenha papel cen- tral. O passo seguinte foi descobrir afinidades entre eles para esta- belecer coleções (BENJAMIN, 2006). Segundo Benjamin, “é decisi- vo na arte de colecionar que o objeto seja desligado de todas as suas funções primitivas, a fim de travar a relação mais íntima que se pode imaginar com aquilo que lhe é semelhante”. Logo, as relações são da- das a partir do olhar do colecionador e, então, é possível investigar como o vídeo é apropriado e quais transformações este causa no am-

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