XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 560 Inscrição: 9716521 - apresentação oral EMPATIA EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA ATUAÇÃO PUBLICITÁRIA DE BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL NO BRASIL Autor(a): Bruna Bach Coautor(es): Orientador(es): Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências da Comunicação A pesquisa que venho trabalhando é a de cunho metodológico, está inserida no projeto do orientador: Processos comunicacionais alter- nativos na América Latina: as inter-relações comunicação/educação na constituição de sujeitos comunicantes; os novos modos e formas de exercício da cidadania comunicacional; e a renovação das teorias crí- ticas latino-americanas em comunicação . Essa problemática em meio ao isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19 no país e no mundo, provocou que a comunicação também se reinventa-se. O modo de produção, as estratégias empresariais e a gestão e ven- das mudaram, pela segurança das equipes e de seus clientes; desse modo, os processos de comunicação tiveram que colocar aos sujei- tos comunicantes no centro de suas realizações e planos. Ademais, di- versas marcas adaptaram seu posicionamento em busca de demons- trar maior empatia. Durante o período de maio a junho de 2020, como foco deste projeto, foram analisadas campanhas publicitárias veiculadas nas redes sociais oficiais de bancos e de instituições fi- nanceiras que apresentaram maior atividade comunicativa no Bra- sil. Foram selecionados, como objeto de referência para a pesquisa, os processos comunicacionais dos bancos estatais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e dos bancos privados (Bradesco, Itaú e Santander); além de instituições financeiras, como Nubank e Ban- co24Horas; com o objetivo de identificar e analisar processos, téc- nicas e linguagens utilizadas para o desenvolvimento de campanhas publicitárias e sua recepção perante o público. A fundamentação teó-

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