XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 556 Inscrição: 8492830 - apresentação oral EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCOMUNICAÇÃO – REFLEXÃO SOBRE TEORIAS LATINO- AMERICANAS Autor(a): Wallyson Vargas Moreira Pinto Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências da Comunicação Para pensar a educação popular no contexto latino-americano, penso que se deve priorizar teorias próprias da américa do sul, pois, os au- tores propõem suas ideias atravessados pela história de colonização e subversão do nosso povo. Essa educação popular nasce de uma cons- trução crítica dos saberes, a fim de comtemplar um entendimento do mundo, bem como o lugar desse sujeito nessa realidade. A apresen- tação na Mostra focaliza o trabalho de pesquisa teórica que venho desenvolvendo a fim de pensar teorias educacionais populares para ampliar a compreensão da educomunicação e suas propostas, como parte do projeto de pesquisa para o TCC, cujo objetivo é investigar e compreender os usos e apropriações das mídias digitais nos pro- cessos educomunicativos por sujeitos de curso pré-vestibular popu- lar e analisar sua relação com a constituição de cidadania educomu- nicativa. É interessante para a apresentação refletir sobre a história da educação popular no Brasil, bem como a importância de pensar e tencionar teorias sobre educação e educomunicação construídas na américa latina. Na reflexão teórica que desenvolvi até o momen- to, penso a história da educação popular a partir de Brandão e As- sumpção (2009) que falam sobre a educação popular no Brasil, expli- cando que ao longo da história muitas atribuições a cerco do que é a educação popular foram empregadas, como por exemplo: “educação da comunidade primitiva, anterior à divisão social do saber; como a educação do ensino público; como a educação das classes populares; como a educação da sociedade igualitária”. (BRANDÃO, ASSUMP- ÇÃO, 2009, p. 11.). Os autores consideram dois sentidos como ponto

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