XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 552 Inscrição: 2871857 - apresentação oral CONFIGURAÇÃO DE PERFORMANCE NO INSTAGRAM STORIES POR MEIO DE SELFIES Autor(a): Magalí Alves Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Feevale (Outras - Alunos externos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Ciências da Comunicação As plataformas digitais estão por toda a parte e o Instagram tem se destacado quanto a isso. Os 77 milhões de usuários brasileiros que a plataforma possuía até maio de 2019, segundo a revista online Exa- me, demonstram a popularidade deste site de rede social no Brasil. Entre os argumentos para a pertinência dos estudos de plataforma, D’Andréa (2020) aponta a grande centralização de informação e ser- viços de infraestrutura, por apenas cinco empresas (Alphabet- Goo- gle, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft), as quais deveriam “de- mocratizar” as relações interpessoais, mas já se sabe que interferem, podendo até “manipular”, processos delicados, como os eleitorais, como o caso da Cambridge Analytica, em 2018, usando dados pes- soais para fins comerciais, perpetuando preconceitos e desigualda- des. Outra justificativa para este estudo, é a grande performatização que acontece dentro da plataforma Instagram Stories. Performance “na vida cotidiana, é ser exibido ao extremo, sublinhando uma ação para aqueles que a assistem”, segundo Richard Schechner (2003) O termo não é novo, já tendo sido estudado por diversos autores em contextos fora do ambiente online (MONTARDO, 2019). No entan- to, percebe-se que nos estudos de performance em plataformas di- gitais, a interferência dessas neste processo não foram muito explo- radas na configuração de perfomance. Frente a isso, o objetivo deste estudo é identificar como se configura performance em selfies nos Stories do Instagram. Como questões de pesquisa, temos as seguin- tes: Como os usuários utilizam os Stories do Instagram para perfor- mar? Como a plataforma encoraja os usuários a se performarem? Em termos metodológicos, optou-se pela aplicação de questionários

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz