XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 532 Inscrição: 8167953 - apresentação oral ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: O CASO DO PACTO ALEGRE Autor(a): João Vitor Ungaretti Coautor(es): Orientador(es): Alsones Balestrin Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas PPG em Administração A inovação é considerada uma das bases para o desenvolvimento econômico. Entre as abordagens que têm sido utilizadas para estu- dar a inovação, a sistêmica é a mais clássica. Contudo, uma aborda- gem mais recente, denominada ecossistêmica, tem ganhado cada vez mais espaço nos estudos e também do dia a dia da gestão das empre- sas e cidades. O ecossistema de inovação, entendido aqui como um conjunto de diferentes atores de uma cidade que se juntam em tor- no de um mesmo valor, no caso deste estudo: tornar Porto Alegre um pólo de inovação, atração e empreendedorismo. Assim, para esta pesquisa, foi feito ummapeamento dos projetos do Pacto Alegre, que é uma proposta de articulação e realização de projetos transformado- res que tenham grande impacto na cidade. Essa proposta foi realiza- da com q coleta de dados secundários (análise documental).A partir de seis macrodesafios (imagem da cidade, qualidade de vida, mo- dernização da administração pública, ambiente de negócios, trans- formação urbana e talentos), foram propostos, inicialmente, vinte e quatro projetos nos quais as instituições membro do Pacto se propu- seram a concentrar esforços de articulação em prol da cidade. Depois de um ano de trabalho e algumas rodadas de discussão, hoje são trin- ta e dois projetos. Entre os que estão mais avançados, podemos citar: (a) “Rotas de POA”, valorizar a imagem da cidade por meio da conso- lidação e divulgação de rotas baseadas nos principais ativos de POA; (b) “Saúde digital”, que visa criara uma plataforma digital integra- da por toda cidade de compartilhamento de informações de saúde; e (c) o “Marca de POA (Place Branding)”, cuja proposta é desenvolver uma marca que posicione e valorize a cidade interna e externamen-

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