XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 528 Inscrição: 6067250 - apresentação oral ANÁLISE DA LIDERANÇA COLETIVA DE CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO RS Autor(a): Luiza Vellinho Pinto Bruno Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas MP em Gestão e Negócios Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção de diri- gentes de conselhos de administração de uma cooperativa de crédito do RS, acerca das suas competências coletivas de liderança. Busca-se identificar os fatores restritivos e impulsionadores da competência coletiva entre as lideranças, proporcionando identificar melhorias ao sistema de gestão da cooperativa. Pearce, Conger e Locke (2008) de- finem liderança coletiva um processo dinâmico em que um grupo de líderes utiliza seletivamente suas experiências e habilidades em rede. Durante a revisão de literatura verificou-se um considerável número de estudo da liderança coletiva nas diversas organizações, mas pou- cos em cooperativas, e conforme Cook (2018) é um caminho para a sustentabilidade das cooperativas. Assim, o estudo proposto contem- pla uma lacuna de natureza teórica e prática, ou seja, a competência coletiva entre líderes em uma cooperativa. Esta pesquisa é de natu- reza quantitativa, adotando a estratégia metodológica de uma survey para coleta de dados, tendo como participantes dirigentes em nível estratégico e intermediário de unidades de uma cooperativa de cré- dito no RS. Esse método foi escolhido tendo em vista sua aplicabili- dade à unidade de análise definida. A escala proposta foi a de Frei- re et. al . (2015) e vale-se da premissa que existem fatores específicos para o exercício eficaz da liderança coletiva e que impactam os re- sultados do trabalho dos líderes, sendo eles: Organização do Tempo; Competência; Desempenho e Resultados e Contribuição ao Grupo (Freire et. al ., 2015). Além desses, foram incorporadas itens valida- dos do estudo de Fagundes, (2007). Esta pesquisa está em andamento

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