XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

487 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 9056165 - apresentação oral EXPLORANDO OS MOMENTOS INICIAIS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O GRUPO UNICAMP Autor(a): Jaciara Francisco Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (Outras - Alunos Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em História Com a difusão das tecnologias computacionais de maneira ampla na sociedade brasileira durante a década de 1980, muito devido à re- dução dos custos de tais tecnologias e o interesse em utilizá-las para além das grandes corporações, uma das áreas que recebeu grande atenção por parte do Estado foi a Educação. Em parceria com univer- sidades públicas, que inclusive já desenvolviam pesquisas para inves- tigar o usos e efeitos do computador na educação, o Estado deu iní- cio, em 1983, ao Projeto EDUCOM, concebido para iniciar pesquisas que investigassem a relação Educação e Informática (como utilizar, efeitos cognitivos positivos/negativos com a utilização dessas tecno- logias por crianças, etc.), bem como traçar diretrizes para uma fu- tura Política de Informática na Educação ser estabelecida. Portanto, o objetivo dessa comunicação é apresentar os resultados prelimina- res de um estudo prosopográfico em andamento, que visa identificar os perfis dos profissionais envolvidos em tais pesquisas, sendo esses pioneiros na utilização de tecnologias computacionais na educação de crianças e jovens através de um projeto governamental brasileiro. O grupo a ser analisado inicialmente, foi composto por sujeitos que participaram dos momentos iniciais da implementação do Projeto EDUCOM na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, uma das cinco universidades selecionadas pelo Estado para receberem um dos centros- piloto do Projeto, podendo ter seus nomes encontrados no projeto da universidade para o EDUCOM e nas produções acadê- micas a partir das experiências do Projeto. A coleta de dados se deu através de diversas fontes disponíveis na web , como Currículo Lattes, perfis acadêmicos em sites da própria universidade e entrevistas con-

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