XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 472 Inscrição: 2303914 - apresentação oral A NARRATIVA DE FRANCISCO XAVIER: VOZES E EXPERIÊNCIAS QUE CONSTITUEM O HOMEM, O JESUÍTA E O MISSIONÁRIO Autor(a): João Vitor dos Santos Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PRATIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em História Dando continuidade a pesquisas que compõem a grande investiga- ção A construção de missão e o olhar sobre o outro - narratologia em cartas de Francisco Xavier – e que por sua vez integra o projeto coor- denado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Medeiros Rodrigues intitulado Ad Christi similitudinem. Formas discursivas e construção da identi- dade na Companhia de Jesus entre os séculos XVI e XIX –, o presente texto, com a orientação da questão-problema ‘como Francisco Xavier vai se constituir enquanto homem no seu tempo, jesuíta e missio- nário?’, busca recompor as bases teóricas e as experiências do jesuí- ta enquanto estudante. Compreende-se que tal movimento é justifi- cado porque supõe-se que esses elementos da formação vão incidir na maneira como apreende e narra o mundo que o cerca e a forma como comporá a imagem do outro (LACAN, 1998; 1985) que vai en- contrar em missão. Como não há uma obra organizada que apresen- te as bases teóricas de Xavier, busca-se através da leitura de cartas, via emprego da análise narratológica (MOTTA, 2005), e de paralelis- mos com referências que revelam as bases teóricas de Inácio de Loyo- la, ‘recompor’ a biblioteca de Xavier e sua experiência de estudante. Ainda em desenvolvimento, a investigação percorreu a formação bá- sica do jesuíta, que compreende estudos de latim, e tem se dedica- do a catalogação e análise de autores que eram estudados nos cursos da Universidade de Paris no começo do século XVI. Desses estudos, tem-se elementos que indicam que a formação está alicerçada na fi- losofia tomista, através da qual chega a clássicos da Antiguidade, com centralidade para Aristóteles, e a Escolástica.

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