XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 442 Inscrição: 4669680 - apresentação oral UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO CÍVICA DESENVOLVIDAS PELA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL E REVISTA VIDA ESCOLAR/ESPANHA (1964-1970) Autor(a): Gabriela Passos Selau Coautor(es): Orientador(es): Luciane Sgarbi S. Grazziotin Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho foi desenvolvido dentro do grupo de pesquisa EBRA- MIC, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação – PROBIC, sob orientação da professora - Luciane Sgarbi S. Grazziotin. O presente estudo tem cunho historiográfico e problematiza o emprego de tex- tos e símbolos cívicos no processo de educar a infância para o desen- volvimento de um sentido de nacionalismo característico de deter- minadas situações políticas. As fontes utilizadas são dois periódicos que tinham como objetivo orientar professores em sua prática do- cente. Os documentos analisados são a “Revista do Ensino do Rio Grande do Sul”, publicada no Brasil, e a “Revista Vida Escolar”, publi- cada na Espanha. A Revista do Ensino do RS circulou entre os anos os anos de 1930 e 1990, foi fundada a partir de iniciativa privada e recebeu apoio técnico- pedagógico e/ou financeiro da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, passou por três fases, en- tre elas alguns períodos sem publicação devido a problemas financei- ros. A Revista Vida Escolar, por outro lado, foi instituída, a pedido de Ministério da Educação da Espanha, pelo Centro de Documentação e orientação didática do ensino fundamental e distribuída de forma gratuita, durante três décadas: 1950 a 1970. Ambas enfrentaram regi- mes totalitários de governo, Ditadura Civil militar e Ditadura Fran- quista, respectivamente. A pesquisa se insere no campo da História da Educação e está fundamentada na perspectiva da História Cultu- ral. A metodologia utilizada foi à análise documental histórica, por meio dela foram selecionados os periódicos e examinados, basica-

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