XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

425 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre zação. Queremos compreender de que forma a educação atua como agente ressocializador do detento. Para isso será necessário demons- trar a relevância da educação para a população carcerária; identificar alguns limites e potencialidades dessa modalidade de ensino; classi- ficar os prós e contras da educação nesses espaços e incentivar a va- lorização da educação como objeto transformador do homem. Va- mos embasar nosso estudo em revisão bibliográfica de autores que tratam do tema “Educação penitenciária” em periódicos encontrados nos repositórios digitais do Google Acadêmico e do Portal de Perió- dico da CAPES. Nesse sentido realizar-se-á um tratamento dos resul- tados obtidos com a pesquisa, afim de identificar o que os autores es- tudados nos trazem como motivos para o indivíduo estudar dentro da prisão. Na sequência, pretende-se realizar entrevistas com profes- sores e detentos, afim de compreender seus pontos de vista sobre essa modalidade de ensino, identificando o que eles, enquanto pessoas in- seridas nessa realidade social classificam como limites e potenciali- dade da educação penitenciária. Espera-se que a pesquisa demonstre o potencial da educação na ressocialização do detento, comprovando o papel transformador da educação. Palavras-chave: Educação penitenciária; Ressocialização; Privação de liberdade; Sociedade; Educação transformadora.

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