XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 422 Inscrição: 7753298 - apresentação oral O ESCOPO E A ABRANGÊNCIA DAS AÇÕES DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DOS RELATÓRIOS DE 2006 A 2019 Autor(a): José Luidi do Amaral Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho tem por objetivo analisar o escopo e a abrangência de ações desenvolvidas pelo movimento Todos Pela Educação, desde sua fundação, em 2006, até o ano de 2019. Foram analisados os da- dos quantitativos, além de um conjunto de excertos extraídos de oito relatórios do Programa. Na pesquisa maior, originária deste estudo, intitulada “Gerencialismo e Empresariamento da Educação em Esco- las Públicas do Rio Grande do Sul: efeitos no cotidiano escolar”, reali- zou-se um levantamento prévio de parcerias existentes entre escolas e empresas, em diversas regiões do estado do RS, além da coleta de materiais veiculados e análise dos efeitos produzidos pelos progra- mas desenvolvidos por tais parceiros no cotidiano escolar. O presen- te recorte baseou-se na necessidade de compreender a potência e a abrangência do movimento Todos Pela Educação, bem como suas ra- mificações e influências na Educação Básica. Para esse fim, buscou-se identificar e compreender as diferentes categorias de expressões utili- zadas por seus programas, parceiros e ações. O estudo partiu das se- guintes categorias analíticas: “elaboração de conteúdo”; “consultorias técnicas”; “reverberações na mídia”; “influências exercidas no âmbito das políticas educacionais”; “área de articulação”, “mobilização e re- lações institucionais”; “ações que incidiram diretamente no cotidia- no das escolas da Educação Básica”. Foi possível compreender os efei- tos do movimento Todos pela Educação no cotidiano educacional a partir da mensuração de ações desenvolvidas ao longo dos quatorze anos analisados. Utilizada a vertente de Ball (2012), compreendeu-se a amplitude do sistema de redes, utilizado para expandir a dimensão

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