XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

413 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre anais das 3 últimas edições da ANPEd, foi realizada a leitura atenta dos títulos e resumos e 10 trabalhos foram selecionados. Para a aná- lise dos dados foram considerados os procedimentos da metapesqui- sa, metodologia de análise sistemática das pesquisas de um deter- minado campo. A metodologia escolhida, comumente utilizada para identificar tendências na área analisada, possibilita, através do reco- nhecimento de características gerais, fragilidades e possíveis obstá- culos para o avanço do campo, o desenvolvimento de uma perspecti- va mais ampla, reflexiva e compreensiva acerca da maneira com que o conhecimento sobre o tema vem sendo produzido e oportuniza a elaboração de estratégias capazes de elevar a qualidade dos estudos futuros. Ao final, pode-se constatar, principalmente, uma expressiva escassez de resultados, demonstrando que, apesar das discussões, se- minários e eventos de formação docente abordarem amplamente a inovação educacional, ela se faz pouco presente na prática e cotidia- no das escolas. Além disso, foi possível concluir que os estudos sobre inovação curricular podem ser classificados em três grupos: utiliza- ção de tecnologias no processo educativo, ensino e práticas pedagó- gicas e implementação de políticas públicas e programas. Palavras-chave: Currículo; Inovações curriculares; Ensino Médio; Tecnologias; Metapesquisa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz