XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 408 Inscrição: 8363341 - apresentação oral LIMITES E POSSIBILIDADES NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL Autor(a): Victor Hugo de Souza Almeida Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho foi construído a partir de uma pesquisa mais abrangen- te de minha orientadora e a questão de pesquisa deste recorte analíti- co é: “Como os professores iniciantes descrevem os limites e as possi- bilidades para a docência em tempos de distanciamento social?” Esse recorte tem como objetivo analisar os fatores que dificultam e facili- tam o trabalho dos docentes iniciantes em meio à pandemia da Co- vid-19 com a suspensão das aulas na Rede Municipal de São Leopol- do e compreender como os professores iniciantes estão significando a sua docência neste período. Os materiais analisados são oriundos de quatro questões de um questionário aplicado em Google Forms para a pesquisa mais abrangente, e contou com a participação de 33 sujeitos, que tiveram suas respostas tabuladas, nas quais se verifica- ram as recorrências e ausências. Os autores estudados para funda- mentar a pesquisa são da área da formação docente, principalmen- te sobre professores iniciantes, tais como: Elí T. Henn Fabris, Maria Cláudia Dal’Igna, Marta Pozzobon, Roberto Rafael Dias da Silva, Carlos Marcelo Garcia, entre outros. A partir da análise das respos- tas obtidas pelo questionário foi possível constatar que muitos são os limites encontrados, tais como: a falta de contato com alunos e famí- lias, a preocupação com o futuro e incerteza quanto ao ano letivo e o clima político instável; e as possibilidades para a docência incluem: a potência formativa e reflexiva das lives disponibilizadas pela rede municipal de ensino, a utilização do tempo para estudo e a experi- mentação com ferramentas digitais e novos modos de exercer a do- cência. Em relação aos limites, é importante ressaltar que as políti- cas públicas fazem parte de alguns dos fatores implicados para essa

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz