XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 400 Inscrição: 5082571 - apresentação oral EDUCAÇÃO FINANCEIRA OU EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA? AMBIVALÊNCIA ENTRE O NEOLIBERALISMO E O DIREITO À EDUCAÇÃO, A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Autor(a): Maria Eduarda Leidens Prates Coautor(es): Orientador(es): Instituição: UFRGS (Outras - Alunos externos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente subprojeto deriva da pesquisa “O que os professores es- tão fazendo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Efei- tos da BNCC no currículo em um projeto de adequação idade-série escolar na rede estadual do município de Porto Alegre (RS). A jus- tificativa para a escolha do tema surgiu devido à Educação Finan- ceira ser uma temática transversal da BNCC, na qual os professores precisam implementar nos currículos escolares. Esta pesquisa obje- tiva compreender como a Educação Financeira está sendo concei- tuada na BNCC. Como referencial teórico utilizaram-se os conceitos de ambivalência de Bauman (1991), empreendedorismo de Gadelha (2009) e financeirização da vida de Silva (2018). A abordagem me- todológica compreende uma análise documental de notícias virtuais recebidas no ano de 2019 pela plataforma Google Alerta, com o des- critor “BNCC”. Destas, foram selecionadas 71 notícias sobre Educa- ção Financeira e Educação Empreendedora. A partir das notícias, constatou-se uma diferença conceitual entre Educação Financeira e Educação Empreendedora. Aquela diz respeito a uma educação vol- tada para o entendimento de conceitos e práticas financeiras: como aprender a investir, economizar, ter criticidade na hora de comprar produtos e entender como funciona o mercado financeiro. Esta pode ser entendida como uma educação voltada para o ato de empreen- der, não somente à lógica financeira, mas empreender de forma que o aluno estimule a criatividade para solucionar problemas, suscitando um empreendedorismo individual. Ao analisar as informações ave-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz