XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

397 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre dos. Os resultados foram analisados à luz dos estudos de autores que nortearam essa pesquisa e mostraram que a barreira linguística é o maior desafio enfrentado na relação professor-aluno, quando se trata dos refugiados. Observou-se que o idioma é o principal e o primeiro choque cultural que um refugiado enfrenta. Contudo, ações docen- tes relacionadas à interculturalidade e visando ao acolhimento des- ses estudantes atingem o aluno de forma mais significativa, fazendo com que ele aprenda e também ensine. Dessa forma, fazem com que o meio escolar tenha grande importância na jornada dessas crianças em um novo país. Palavras-chave: Educação; Refugiados; Interculturalidade; Acolhi- mento; Linguagem.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz