XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 392 Inscrição: 1112963 - apresentação oral AS PROPOSTAS DE ARTE MODERNA E EDUCAÇÃO CONSTRUÍDAS NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS Autor(a): Joja da Silva Vaicëulionis Coautor(es): Carolaine Kirch Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente trabalho caracteriza-se por ser um recorte do projeto “O Pensamento Educacional e os Indicadores de Qualidade da Educação no Brasil na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1972-2017)”. Esse projeto analisa como a Revista Brasileira de Estudos Pedagógi- cos (RBEP), no período indicado, veiculou o pensamento educacio- nal relacionado à discussão de indicadores de qualidade da educação brasileira, contribuindo para a definição de políticas educacionais que pretenderam estabelecer concepções de qualidade e práticas es- pecíficas para alcançá-la. O recorte aqui proposto tem como objetivo mapear, apresentar e discutir as recorrências de determinados pen- samentos sobre a arte moderna e educação propostos na RBEP des- de sua criação, em 1944. O uso de tal revista como fonte é justificado pela importância dos artigos nela veiculados desde sua criação, es- pecialmente por aqueles que se destacam como definidores de polí- ticas educacionais em nosso país, no período estabelecido para esta apresentação. Esse trabalho se vale da análise documental,utilizando as contribuições de Pimentel (2001) e de Samara e Tupy (2010), nos marcos da metodologia histórico-crítica, que tem por base a dialé- tica, relação de movimento e de transformações, procurando com- preender e explicar o processo histórico, abrangendo desde a forma como são produzidas as relações sociais e suas condições de existên- cia até a inserção da educação nesse processo. Pela metodologia his- tórico-crítica buscamos compreender a questão educacional a partir de seu desenvolvimento histórico objetivo. Nesse sentido, compreen- der a educação no contexto da sociedade humana, como ela está or- ganizada e como ela contribui para a transformação da sociedade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz