XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 390 Inscrição: 2974687 - apresentação oral AS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO Autor(a): Daniela da Cunha Kohlrausch Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente estudo faz parte de uma pesquisa maior, intitulada “Ge- rencialismo e Empresariamento da Educação em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul: efeitos no cotidiano escolar”, que consiste em um estudo de parcerias firmadas entre escolas e empresas, no esta- do do Rio Grande do Sul, e seus efeitos na educação. Este recorte teve o objetivo de analisar como o movimento Todos Pela Educa- ção, bem como seus mantenedores e apoiadores, vêm sendo aborda- dos pelas produções acadêmicas brasileiras, especificamente obser- vadas as dissertações e teses disponíveis no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os ar- tigos disponíveis na base de dados SciELO. Na busca inicial, utili- zado o descritor “Todos pela Educação”, chegou-se ao resultado de 138 trabalhos no catálogo da CAPES e oito artigos na base de dados SciELO. Em um segundo momento, utilizados como descritores, em buscas individuais, os nomes dos vinte mantenedores discriminados pelo site do movimento, chegou-se ao resultado de 107 trabalhos no catálogo da CAPES e seis artigos na base de dados SciELO. Final- mente, utilizados como descritores, em buscas individuais, os nomes dos quatorze apoiadores discriminados pelo site do movimento, che- gou-se ao resultado de 114 trabalhos no catálogo da CAPES e quatro artigos na base de dados SciELO. Os caminhos metodológicos ado- tados seguiram o passo a passo de estudos denominados do tipo “es- tado da arte”. A pesquisa foi dividida em duas etapas: de início, as produções acadêmicas foram categorizadas em planilhas, nas quais constou o tipo de produção; se dissertação, tese ou artigo; o assunto tratado; a universidade; a região; as categorias analíticas utilizadas; os principais autores utilizados como referencial teórico; entre outras

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