XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

385 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 5367697 - apresentação oral APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE REALIDADE AUMENTADA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Autor(a): Eduardo Berlezi Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (UNIBIC - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente trabalho vincula-se à pesquisa “A CIDADE COMO ES- PAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constitui- ção de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania”, financiada pelo UNIVERSAL MCTI/CNPq e pelo CNPq e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. O obje- tivo é compreender como os jogos e a gamificação podem contribuir para a construção de espaços e situações de aprendizagem e práticas pedagógicas que transcendam o espaço físico das escolas, tendo em vista a educação para a cidadania. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e faz uso do método cartográfico de pesqui- sa intervenção. No contexto desta pesquisa apresento uma das situa- ções de aprendizagem híbrida e gamificada, desenvolvida no ano de 2019, que começou em uma oficina desenvolvida pelo grupo e en- gajou professores de escolas municipais participantes do projeto. O objetivo desse recorte é evidenciar o processo de apropriação tec- nológica, que refletiu na mediação pedagógica das professoras nas escolas e a fundamentação teórico-metodológica desenvolvida pelo GPe-dU. A oficina sobre Realidade Aumentada foi desenvolvida du- rante o mês de agosto de 2019 a partir do Metaverse, software gra- tuito da empresa GoMeta. Na oficina foram abordados conceitos da realidade aumentada e o processo de construção de uma experiência a partir da apropriação dos conceitos e da tecnologia. A partir dessa formação, duas professoras de uma das EMEF desenvolveram, com uma turma de quarto ano, um projeto relacionado aos números ro- manos, abordando sua origem, o Império Romano, a mitologia ro- mana, a Roma atual e o Vaticano. Para iniciar o projeto, foi desenvol-

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