XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

381 XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre Inscrição: 6443570 - apresentação oral ACOLHIMENTO DAS PROFESSORAS INICIANTES NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APRENDEMOS COM ESSAS PROFESSORAS? Autor(a): Eduarda Sebastiany Coautor(es): Gabriela Saueressig; Victor Hugo de Souza Almeida Orientador(es): Elí Terezinha Henn Fabris Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente trabalho é um recorte da pesquisa mais abrangente “For- mação, constituição e atuação docente nas escolas públicas brasilei- ras: uma análise da situação do professor iniciante”. Esse recorte tem como objetivo analisar e compreender como as professoras iniciantes descrevem os processos de acolhimento que vivenciaram nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de São Leopoldo (RS). Com ele pretende-se responder a seguinte questão investigativa: “Como as professoras iniciantes descrevem o seu acolhimento nas esco- las de Educação Infantil da rede municipal de São Leopoldo (RS)?” Como material analítico foi utilizado o banco de dados da pesqui- sa mais abrangente, composto por narrativas produzidas nos grupos (de) formação, por 14 professoras iniciantes. Após o escrutínio dos materiais, sua catalogação em tabelas e organização em grupos de sentidos foram produzidas as análises. Utilizou-se autores da área da formação de professores iniciantes e estudos da docência contempo- rânea, tais como: Elí T. Henn Fabris, Carlos Marcelo Garcia, António Nóvoa, Sabrine Bahia, entre outros. Os grupos de sentidos foram os seguintes: a) Aprender com a sala de aula; b) Sentimento de solidão/ abandono; c) Desejo de acolhida e acompanhamento; d) Professoras que vivenciaram uma acolhida na escola. É possível anunciar que a acolhida das professoras nas escolas de Educação Infantil é realizada, em sua grande maioria, de forma abrupta e sem acompanhamento pedagógico. Neste sentido, a coformação e a ética da partilha são des- consideradas no processo de acolhida das professoras iniciantes nas escolas investigadas. Por fim, vemos a necessidade de a acolhida das

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