XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 376 Inscrição: 7541469 - apresentação oral A CONTRIBUIÇÃO DE FERNANDO DE AZEVEDO À REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1944-1974) Autor(a): Carolaine Kirch Coautor(es): Joja da Silva Vaicëulionis Orientador(es): Instituição: Unisinos (PIBIC/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação Este trabalho caracteriza-se por ser um recorte de uma pesquisa maior que vem sendo desenvolvida em nosso grupo de pesquisa, in- titulada “A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a discussão sobre indicadores de qualidade da educação no Brasil (1972-2014)”, que busca investigar as raízes históricas da definição e adoção de in- dicadores educacionais em nosso país. Tal recorte se propõe contex- tualizar a importância de Fernando de Azevedo, bem como, inves- tigar a recorrência dos seus textos na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Como fonte de pesquisa, utilizamos os artigos de Azevedo publicados na Revista que, desde sua criação, em 1944, vem trazendo importantes contribuições de educadores brasileiros e estrangeiros, que repercutiram no pensamento pedagógico brasi- leiro e auxiliaram na definição de políticas educacionais. Nosso tex- to se valeu da análise documental, a partir dos artigos publicados por Fernando de Azevedo no referido periódico. Como referência em procedimentos de análise documental, utilizamos as contribuições de Pimentel (2001) e de Samara e Tupy (2010). O conjunto de pres- supostos teóricos que orienta o procedimento metodológico dessa investigação tem natureza dialética. Nessa perspectiva, adotamos a metodologia histórico- crítica, que visa compreender o desenvol- vimento histórico objetivo, articulando texto e contexto no esforço de compreensão da problemática educacional. Fernando de Azeve- do era advogado, mas nunca chegou a exercer a profissão de forma- ção, pois optou pelo magistério desde cedo e foi no campo educacio- nal que se destacou. Nos anos 1930, temos um contexto histórico, no Brasil, marcado por transformações econômico-sociais e culturais,

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