XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 374 Inscrição: 3425084 - apresentação oral A CIÊNCIA NO TEXTO DA BNCC: INTERPRETAÇÕES POSSÍVEIS PARA OS USOS DA PALAVRA Autor(a): Franciele Vieira Pereira Coautor(es): Orientador(es): Instituição: Unisinos (PROBIC/ FAPERGS - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Educação O presente trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “Inclu- são, saberes e ciclos formativo-pedagógicos pró-aprendizagem na escola”, desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclu- são (GEPI/UNISINOS/CNPq). O objetivo desse recorte é conhecer os usos da palavra ciência e problematizar as compreensões sobre a ciência e o desenvolvimento do pensamento científico, fomenta- das pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especifi- camente, no campo destinado a formação no Ensino Fundamental – anos finais. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que estabelece conhecimentos, competências e habilida- des esperadas que sejam desenvolvidas pelos estudantes ao longo das três etapas de ensino, definindo o conjunto de aprendizagens funda- mentais aos alunos da Educação Básica. Entende-se a ciência como uma sistematização de conhecimento, que explica o comportamen- to de fenômenos que desejamos estudar. Por pensamento científico, entende-se uma forma de acessar o mundo, pautada pela suspeita, a curiosidade, a pergunta e a vontade de conhecer criando diferentes ordens para ler e interpretar os acontecimentos. Diante de tal com- preensão, inspirada em autores do campo dos estudos foucaultianos em educação e dos estudos semânticos, ao buscar pelos usos da pa- lavra ciência no documento da BNCC, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental, invisto no conhecimento das bases de sabe- res que sustentam em diferentes complexidades, o acesso de crianças e jovens ao desenvolvimento de um pensamento científico. Inicial- mente empreendeu-se um levantamento da palavra ciência no do- cumento. Em cada referência feita, buscou-se identificar conceitos

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz