XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 19/10/2020 a 24/10/2020 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 370 Inscrição: 2814195 - apresentação oral PERSPECTIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SOCIOLOGIA DISPOSICIONAL Autor(a): Weslley Daniel Bueno Moraes Coautor(es): Orientador(es): Célia Elizabete Caregnato Instituição: UFRGS (Outras - Alunos externos) Área de conhecimento: Ciências Humanas PPG em Ciências Sociais O presente trabalho versa sobre uma análise de dados coletados por Survey em turmas de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Porto Alegre/RS, mobilizando o referencial conceitual da Sociologia Disposicional, de Pierre Bourdieu, para compreender as perspectivas de acesso ao Ensino Superior dos estudantes pesquisados. O Ensino Superior brasileiro sofreu uma série de mudanças nas últimas décadas em decorrência da expansão do número de vagas, programas de acesso (FIES, PROUNI) e Lei de Cotas, que abriu espaço para alunos de escolas públicas e grupos sub-representados. Estas mudanças engendraram uma alteração no perfil socioeconômico dos graduandos e na estrutura de oportunidades de acesso, tornando a universidade mais democrática. Com a modificação das oportunidades de acesso ao nível superior e com o ingresso de novos atores, faz-se relevante na temática das transições escolares a discussão sobre perspectivas de acesso ao ensino superior de alunos do ensino médio. Destarte, o trabalho objetiva compreender de que maneira chances objetivas e aspirações subjetivas relacionam-se com as perspectivas de acesso dos estudantes. A análise é constituída a partir de survey realizado em 14 escolas públicas de Porto Alegre, com 480 questionários validados pela metodologia do SPSS. De acordo com Bourdieu (2001, 2015), as perspectivas de futuro relacionam-se com as probabilidades/chances objetivas, as quais são progressivamente apreendidas e interiorizadas quando transformadas em esperanças subjetivas, a perspectiva de futuro está associada intrinsecamente às aspirações e disposições dos indivíduos, portanto, ao habitus individual e de classe. Assim,

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